quinta-feira, 4 de junho de 2009

Redescobrindo o Mikado

Receita com tofu, em foto sem crédito

Quando cheguei a Curitiba, em setembro de 1997, tudo era novidade. Ou praticamente tudo, já que eu conhecia o Bar do Alemão, no Largo da Ordem, e o restaurante Madalosso, no bairro de Santa Felicidade. Isso porque houve uma época em que cheguei a vir para cá algumas vezes com minha amiga Maria, passar o sábado à noite enchendo a caveira de chope no Alemão e o domingo comendo frango com polenta no Madalosso. A irmã mais nova da Maria estudava história na Federal, por isso tínhamos onde ficar por aqui.


Mas fora isso e alguns poucos parques, além de dois ou três cafés da Rua XV, eu nada mais conhecia de Curitiba. Justamente por isso, meu primeiro período curitibano foi muito gostoso. Eu vivia como um turista de domingo a domingo, olhava para tudo com olhos de turista. Acho que essa sensação durou uns dois anos, ou quase isso. É bom dizer que contei com o auxilio luxuoso da Heloisa, a Lolô (que hoje mora em Londres), que se dispôs a me levar a uma porção de lugares legais, especialmente aos restaurantes e bares mais bacanas.

Um dos restaurantes que eu conheci nesse trecho do tempo foi o Mikado, lugar muito simples na histórica e ainda não tão decadente Rua São Francisco, próxima ao Largo da Ordem. Eu gostava muito de ir lá quando trabalhava no centro. Depois, acabei indo para outras regiões e deixei de bater ponto no Mikado, até que me esqueci dele. Semanas atrás me dei conta de que voltei a passar meus dias da semana bem perto desse buffet de comida oriental naturalista. Desde então, voltei a frequentar a tigela fumegante de missochiro, as saladas sempre muito frescas e variadas, o gengibre ralado puro ou despejado no molho shoyu, os inúmeros cereais , os makizushi (espécie de sushi), o tofu servido in natura e de outras diversas maneiras, os legumes mais ou menos conhecidos, o frango empanado, o rissole de peixe, a infalível melancia cortada em pedaços sempre muito doces e as sobremesas às vezes estranhas, como a que comi ontem e até agora não sei o que era.


Foi uma redescoberta pra lá de agradável, alguns minutos em que esqueço de tudo e me concentro numa alimentação saborosa e muito saudável, que compensa os crimes gastronômicos que adoro cometer à noite. Falo de salaminho, de mortadela, de queijos e de alguma bebida, nada muito mais que isso.

Se você é de Curitiba e gostou da dica, anote:

Mikado

Rua São Francisco, 126 - Centro
Funciona de segunda a sábado, das 11h às 14h30
Buffet livre, que inclui suco e sobremesa: R$ 9,00

2 comentários:

Lina Faria disse...

Sem falar da simpatia da Aya, filha dos donos e minha amiga.
lina

Lilian Ouro disse...

Comida boa.
Ótima dica sim Sr.
Parabéns pelo blog.

bjo