quarta-feira, 23 de abril de 2008

Melhor esclarecer


Mais de uma semana se passou, muito mais do que eu esperava, e eis que volto a criar coragem e escrever algo aqui. A verdade é uma só: eu não sabia muito bem o que postar. Aliás, nem o projeto que motivou a criação desse blog eu sei muito bem como começar, menos ainda no que vai dar. Achei que isso aqui seria um começo. E pode até ser, mas para isso tenho que deixar claro o por que deste espaço. Meu "amigo anônimo", que postou aqui um comentário bem simpático ontem, é que chamou minha atenção para isso. Então, vamos lá.

Criei esse blog e uma comunidade no Orkut - www.orkut.com/Community.aspx?cmm=50002753 - para coletar histórias. Não qualquer história, mas histórias vivenciadas no interior de estabelecimentos comerciais ou de serviços, e contadas por gente que trabalha em comércio. Lojas, bares, restaurantes, onde tiver um balcão, alguém para atender e alguém para ser atendido, sempre vai surgir boas histórias que merecem ser registradas. Já ouvi algumas, e posso garantir que esse universo é muito rico em causos. Alguns divertidos, outros curiosos, muitos até comoventes. A idéia é juntar essas histórias e selecionar as melhores, para então ver o que fazer com elas. Se você tem algum caso interessante que esteja dentro da proposta que apresentei, escreva para mim. Use o espaço de “depoimentos” no Orkut, acho que lá é mais adequado. Não precisa escrever tudo, não, nem se preocupar com estilo ou gramática. Apenas relate o essencial, de forma resumida mesmo, mas de maneira que permita o entendimento da história. Não esqueça de informar onde aconteceu o fato, sem necessariamente dar nome aos bois, apenas situando se foi num açougue, num petshop, numa farmácia, só isso estará ótimo. Agora, se você não tem nada para relatar, mas conhece gente que trabalha em lojas, bares, etc., e que pode vir a contribuir com esse projeto, por favor, convide-os a virem até aqui entrar em contato comigo. Agradeço sua ajuda e boa vontade. E por agora, é isso.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Subindo as portas

Eis-me aqui, iniciando meu blog, ou algo que se propõe ser uma espécie de caderno de anotações.
O título "Rua do Comércio" remete a um projeto que tenho e que ainda colocarei em prática, só não me pergunte quando. Modéstia às favas, é uma idéia muito boa. Mas enquanto não vou às vias de fato, decidi criar este espaço para, talvez, começar a esboçar um possível embrião do projeto. Digo "talvez", porque perigas isso aqui descambar para outra coisa, o que, sinceramente, acredito acabará acontecendo.
A verdade é que escrever é preciso. Sobre o que, chega a ser pouco relevante. Só espero que eu consiga atualizar isso com relativa frequência, mas esta não será uma tarefa simples, visto que nem minha cama arrumo todos os dias.
Se você chegou até aqui, provavelmente é meu amigo. Aliás, deve ser muito meu amigo. Agradeço sua visita e o convido a voltar de quando em quando. Asseguro que você será sempre muito bem recebido. Nunca sirvo um café que não tenha sido passado na hora.